Deciência de ferro;
A gravidez é uma experiência complexa com aspectos diferentes para cada mulher. Além da dimensão biológica é um processo social que envolve o coletivo, mobilizando a família e o meio, em que a mulher está inserida.
Para que a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a detecção precoce de situações de risco ocorram de maneira segura é importante o envolvimento da mulher, do seu companheiro, da família e dos serviços de saúde.
Para isto, o médico, juntamente com os demais profissionais da equipe pode organizar grupos de gestantes com a participação do casal e família, no intuito de trabalhar as questões que envolvem todo o período de gestação, parto e puerpério. No contexto das UBS as atividades de educação em saúde são de responsabilidade de toda a equipe da Estratégia Saúde da Família.
Os profissionais devem fazer um movimento participativo em que terão um papel de mediadores das realidades e experiências trazidas pelas participantes. Em outras palavras, o grupo (tanto os técnicos como as gestantes e sua família) vai construir suas perguntas e respostas.
1
Deciência de ferro;
2
Deciência de ácido fólico;
3
Deciência de vitamina B12;
4
Hemoglobinopatias (anemia falciforme, talassemias);
5
Perda sanguínea crônica (sangramentos gastroinstestinais ocultos);
6
A deciência de ferro é a principal causa de anemia na gestação;
Os depósitos de ferro são reduzidos durante a gravidez em decorrência de uma maior demanda para suprir o aumento da hemoglobina circulante e o desenvolvimento fetal.
Atenção
O exame de toque nunca deve ser realizado na suspeita de inserção baixa de placenta, até que se tenha conhecimento da exata localização placentária.