Para saber mais acesse:
O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem manifestações clínicas. Clique nas abas e saiba mais sobre esta infecção.
Controle da pressão arterial. Tratar a pressão sistólica ≥ 150mmHg e manter a pressão diastólica entre 80-90mmHg.
Prevenção das convulsões com sulfato de magnésio: Dose de ataque de 4-6g por via intravenosa seguida de dose de manutenção de 1,5-4g/hora individualizada de acordo com a gestante.
Manejo de fluidos e eletrólitos: Alternar glicose a 5% com solução salina meio a meio e solução de Ringer lactato a 100 ml/hora. Dosar eletrólitos e corrigir eventuais distúrbios.
Veja os cuidados que devem ser tomados com a gestante e com o recém-nascido clicando nas imagens abaixo.
Oriente o uso de telas/ mosquiteiro em janelas e portas, de roupas compridas - calças e blusas – e uso de repelente, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas.
Oriente a prática de sexo seguro (BRASIL, 2016).
Oriente a proteção do ambiente com telas em janelas e portas, e procurar manter o bebê com uso contínuo de roupas compridas - calças e blusas - e em ambientes com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Caso se observem manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, procurar um serviço de saúde.
Reforce à mãe ou ao responsável que não se deve dar ao bebê qualquer medicamento por conta própria (BRASIL, 2016).
Saiba mais
Para saber mais acesse:
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção e combate: dengue, Chikungunya e Zika. 2016. Disponível em: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/. Acesso em: 6 set. 2016.