Controle da pressão arterial. Tratar a pressão sistólica ≥ 150mmHg e manter a pressão diastólica entre 80-90mmHg.
As consultas de pré-natal devem contemplar: história clínica, exame físico e algumas ações específicas. Deve ser realizada anamnese, abordando aspectos epidemiológicos, além dos antecedentes familiares, pessoais, ginecológicos e obstétricos e a situação da gravidez atual. Clique no play e, em seguida, navegue pelo vídeo clicando nos ícones interativos para conhecer sobre o exame físico geral e específico no pré-natal de baixo risco:
Pressão arterial
Controle da pressão arterial. Tratar a pressão sistólica ≥ 150mmHg e manter a pressão diastólica entre 80-90mmHg.
Convulsões
Prevenção das convulsões com sulfato de magnésio: Dose de ataque de 4-6g por via intravenosa seguida de dose de manutenção de 1,5-4g/hora individualizada de acordo com a gestante.
Fluidos e eletrólitos
Manejo de fluidos e eletrólitos: Alternar glicose a 5% com solução salina meio a meio e solução de Ringer lactato a 100 ml/hora. Dosar eletrólitos e corrigir eventuais distúrbios.
Transfusão
Transfusão de plaquetas: Deve ser realizada para uma contagem de plaquetas de 50.000/ µl ou menos em caso de parto por via abdominal.
Via de parto
Definir via de parto. Em gestantes com gestações ≤ 34 semanas, a via de parto preferencial é a via abdominal.
Pós-parto
No pós-parto todas as gestantes devem ser tratadas em unidades de cuidados intensivos ou em unidades de cuidados intermediários.
Atenção
Tenha sempre à mão uma ampola de 10ml de gluconato de cálcio a 10%, para aplicação imediata no caso de eventual parada respiratória.