Esquemas de terapia hormonal (TH) na menopausa

Conheça os esquemas de TH clicando nas abas abaixo.

Opções de prescrição

Estrogênio conjugado 0,3-0,625 mg OU estradiol oral 1-2 mg OU estradiol transdérmico 25-50 mg OU estradiol percutâneo 0,5-1,5 mg. Em mulheres com útero, é mandatória a associação com progestágeno (medroxiprogesterona 2,5 mg/dia OU noretindrona 0,1 mg/dia OU noretisterona 0,1 mg/dia OU drospirenona 0,25 mg/dia OU progesterona micronizada 100-200 mg/dia), que pode ser realizado de forma cíclica (12 a 14 dias por ciclo, esquema em que a mulher tem sangramentos vaginais) ou contínua por via oral (esquema em que há ausência de sangramentos vaginais).

Tibolona

A tibolona (1,25-2,5 mg/dia) é um esteroide sintético que se comporta em nível uterino como uma TH combinada contínua, porém sem efeito estimulante no tecido mamário (menos risco de câncer de mama), efeito protetor ósseo com redução do risco de fraturas, associado a efeito androgênico; reduz os níveis de triglicerídeos e de HDL.

Rename

Encontram-se relacionados na Rename: estrogênio conjugado (0,3 mg); acetato de medroxiprogesterona (10 mg); nortisterona (0,35 mg); estrogênio conjugado tópico vaginal (0,625 mg/g); estriol tópico vaginal (1 mg/g).

Trazendo essas reflexões para a assistência à saúde do adolescente, o que deve ser compreendido é que o médico deve pautar sua conduta considerando o meio ambiente como um fator de importância capital na compreensão da problemática do adolescente.