No caso de utilização de pílulas contendo 0,05 mg de etinilestradiol e 0,25 mg de Levonorgestrel por comprimido, usar dois comprimidos a cada 12 horas.
Método Yuzpe
Outra opção de contracepção de emergência é o Método Yuzpe que utiliza anticoncepcionais hormonais orais combinados (etinilestradiol e Levonorgestrel) divididos em duas doses iguais, com intervalo de 12 horas e com dose total de 0,2 mg de etinilestradiol e 1 mg de Levonorgestrel. Clique nos botões do esquema para saber mais sobre este método.
Método Yuzpe
1ª Opção
No caso de utilização de pílulas contendo 0,05 mg de etinilestradiol e 0,25 mg de Levonorgestrel por comprimido, usar dois comprimidos a cada 12 horas.
2ª Opção
No caso de utilização de pílulas contendo 0,03 mg de etinilestradiol e 0,15 mg de Levonorgestrel por comprimido, usar quatro comprimidos a cada 12 horas.
Como conduzir
Aconselhar a mulher a retornar ou consultar um profissional de saúde se a sua próxima menstruação for bastante diferente da usual, especialmente se: for escassa, e isso não corresponder ao usual; não ocorrer dentro de quatro semanas (gravidez é possível) e/ou for dolorosa (possibilidade de gravidez ectópica. Porém, a anticoncepção oral de emergência não causa gravidez ectópica);
Orientar a mulher sobre doenças sexualmente transmissíveis e investigar situações de risco ou agressão sexual;
Conversar com a mulher sobre a continuidade da anticoncepção e a proteção contra DST/HIV/Aids e ajudá-la na escolha de um método anticoncepcional eficaz. Se ela não iniciar o uso de outro método anticoncepcional imediatamente, oferecer códons, pelo menos até que opte por outro método anticoncepcional de uso continuado.
Intercorrências
Náuseas: recomendar ingesta de alimentos logo após ingerir as pílulas; os fármacos da classe dos antieméticos podem ser ingeridos meia hora antes das pílulas anticoncepcionais de emergência e, depois, a cada 4-6 horas.
Vômitos: caso venham a ocorrer dentro do espaço de duas horas após tomar as pílulas, deve ser indicada a ingesta de nova dosagem.
Contraindicação
Qualquer mulher pode usar anticoncepção oral de emergência, mesmo aquelas que tenham contraindicações ao uso de anticoncepcionais hormonais combinados. Não existem riscos para a mulher ou para o feto se for acidentalmente usado na vigência de gestação. A ausência de contraindicações não se aplica para o uso repetitivo do método.
Saiba mais
Clique aqui e acesse o protocolo para utilização do Levonorgestrel na anticoncepção hormonal de emergência.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 300 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 26).