Como manejar

Já compreendemos o que é a diarreia, como avaliá-la e as causas mais frequentes. Agora que você relembrou os principais aspectos teóricos sobre este problema intestinal, é hora de estudarmos sobre como manejar. Concentre-se para esta abordagem!

Deve-se inicialmente instituir medidas para prevenção e tratamento da desidratação e afastar ou tratar o agente causador sempre que possível.

Confira as intervenções possíveis no domicílio (Clique nos títulos abaixo):

Pacientes hidratados ou com desidratação mínima

Aumentar a ingesta hídrica, recomendar a terapia com sais de reidratação oral, aumentar a frequência e reduzir a quantidade dos alimentos.

Pacientes com desidratação leve ou moderada

Ofertar de 2,2 a 4 litros de sais de reidratação oral nas primeiras 4 horas, em pequenas quantidades, porém frequentes; Reavaliar o paciente com frequência e estabelecer o grau de desidratação e revisar o plano terapêutico.

Pacientes com desidratação grave

Deverá ser instituído o manejo inicial com terapia endovenosa com Ringer lactato ou soro fisiológico, ou soro fisiológico + glicose 5%. Administrar 30 ml/kg nos primeiros 30 minutos e após, 70 ml/kg em 2,5 horas. Nestes casos, o paciente deverá ser referenciado a um serviço de urgência/ emergência devido à necessidade de reavaliação frequente.