Procedimentos nos casos de obstrução da sonda

A obstrução da sonda geralmente é causada por resíduos de medicamentos e da própria dieta que se aderem ao lúmen da sonda, diminuindo a luz ou causando obstrução. A interação entre alguns fármacos e de fármacos com nutrientes da dieta também podem causar obstrução (UNAMUNO e MARCHINI, 2002; DREYER et al., 2011).

Como avaliar e diagnosticar

Proceder à lavagem da sonda utilizando seringa de 20 ml com água morna. Injetar e aspirar lentamente a água na sonda, repetindo o procedimento até total desobstrução.

Em caso de insucesso das medidas, a troca da sonda será necessária. Trocar medicamentos em comprimidos pela apresentação líquida, quando houver.

Não há consenso quanto à melhor solução para desobstrução das sondas. Há relatos de sucesso injetando-se refrigerantes tipo cola e enzimas ativadas. A rotina da instituição e a experiência do serviço normatizarão o procedimento.

Seringas de menor calibre não são indicadas, pois exercem maior pressão e podem romper a sonda. Alguns autores citam as seringas de 50 ml como sendo as ideais para uso em sondas.

Confira as principais orientações aos familiares/cuidadores, nesses casos. Clique aqui!