O envelhecimento e os serviços de saúde

Já sabemos qual é o impacto direto do aumento da expectativa de vida. Desse modo, os profissionais de saúde precisam atender as demandas que surgem por meio do desenvolvimento de estratégias que permitam ao idoso uma vida ativa, ao tratar e prevenir doenças, evitando suas complicações. Clique nos números abaixo da imagem e verifique aspectos da atuação do ACS nesse contexto.

O ACS deve prestar uma assistência efetiva, utilizando ações educativas direcionadas ao indivíduo e também à coletividade, com foco na família e na Atenção Básica, que, além do reconhecimento do problema do idoso, permite a criação de vínculos com ele.

O profissional que atende o idoso deve também voltar sua atenção à necessidade de inseri-lo na família e na comunidade, a fim de garantir o seu bem-estar físico, mental e emocional (SILVA; ZAMIAN; BARALHAS, 2010).

O ACS tem uma atuação muito peculiar, pois, ao participar da comunidade que atende, irá desempenhar um papel diferenciado e, de certa forma, facilitado, em virtude de ele vivenciar os problemas e poder melhor compreendê-los. Assim, será possível promover integração comunitária e garantir facilidade de comunicação do usuário com a equipe, bem como favorecer o cuidado e garantir os direitos dos idosos.