Políticas e programas de saúde para criança

A Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, que institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) - a Rede Cegonha, leva em consideração o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. Você conhece esse Pacto? Clique nas caixas abaixo e conheça-o.

Lançado em 8 de março de 2004, o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal foi aprovado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS), e conta com a adesão das 27 unidades federativas.

Os princípios do Pacto, entre outros, são o respeito aos direitos humanos de mulheres e crianças; a consideração das questões de gênero, dos aspectos étnicos e raciais e das desigualdades sociais e regionais; a decisão política de investimentos na melhoria da atenção obstétrica e neonatal; e a ampla mobilização e participação de gestores e organizações sociais.

Tem como objetivo a articulação dos atores sociais, historicamente mobilizados em torno da melhoria da qualidade de vida de mulheres e crianças, na luta contra os altos índices de mortalidade materna e neonatal no país.