Contraindicação do aleitamento materno

Abaixo estão listadas algumas situações nas quais o aleitamento materno não é indicado:

Condições inerentes à criança

Alguns lactentes não devem receber leite materno ou qualquer tipo de leite em razão de certas doenças metabólicas raras, como a galactosemia, que torna necessária uma alimentação especial sem galactose, ou fenilcetonúria, que permite algum grau de amamentação substituída parcialmente com fórmulas infantis que não contenham fenilalanina.

Exposição aos vírus: HIV e HTLV 1 e 2

Neste caso, fórmula láctea infantil apropriada em substituição ao leite materno deverá ser implementada até 6 meses de idade, seguindo protocolo do Ministério da Saúde (Fluxograma de atendimento do recém-nascido filho de mãe soropositiva para o HIV);

Utilização de medicamentos incompatíveis com a amamentação

Como uso de antineoplásicos e radiofármacos. Acompanhar atualização de informações nos manuais do Ministério da Saúde sobre amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias.

Algumas situações maternas

Infecção herpética, quando há vesículas na pele da mama; varicela se a mãe apresentar vesículas cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as vesículas adquiram forma de crosta; doença de Chagas na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar; abscesso mamário; consumo de drogas de abuso.

Veja na próxima página algumas situações maternas em que se recomenda a interrupção temporária da amamentação, além de situações nas quais o aleitamento materno deve ser mantido com cuidados especiais.