Saúde reprodutiva e agravos relacionados

Aborto

No Brasil, a legislação considera crime o aborto provocado, mas ele continua a ser realizado na maioria das cidades de nosso país de forma clandestina. Contudo, não temos como objetivo a discussão de um assunto tão polêmico, que envolve questões éticas, morais e religiosas. Clique nos botões abaixo e veja alguns aspectos acerca do aborto na adolescência.

De qualquer modo deve-se reforçar a importância de assistir adequadamente às adolescentes que, por alguma razão, submeteram-se ao procedimento. Deve-se ser imparcial e desprovido de preconceitos (BOUZAS, MIRANDA, 2004).

Frente à gravidez indesejada, a pressão dos familiares, do parceiro e as incertezas decorrentes da nova realidade, algumas adolescentes acabam optando pelo aborto, colocando-se frequentemente em risco quanto a complicações clínicas, infertilidade e risco de vida.

Algumas pesquisas têm apontado que a ocorrência de aborto tem sido mais frequente entre os estratos sociais médios e altos, diferentemente dos estratos sociais baixos, nos quais a gestação tende a ser concluída (MINAS GERAIS, 2006).

Um aspecto importante ao considerarmos nos casos de gravidez na adolescência é a presença do pai adolescente no acompanhamento da gestação. Clique nos botões abaixo e veja mais.