Sexualidade

A adolescência é compreendida por fases, a citar: adolescência inicial, adolescência intermediária e adolescência final. Clique nos botões abaixo e veja as características de cada uma dessas fases:

Adolescência inicial

A adolescência inicial distingue-se pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários, pela curiosidade acerca dessas mudanças e pelas fantasias sexuais, que são comuns e que podem vir acompanhadas de sentimento de culpa. A prática masturbatória começa neste período e os jovens envolvem-se em muitas atividades não genitalizadas, como falar ao telefone ou bater papo na internet com seus amigos.

Adolescência intermediária

Na adolescência intermediária, completa-se a maturação física e a menstruação inicia-se nas meninas; a energia sexual está mais desenvolvida e ocorre maior ênfase ao contato físico. O comportamento sexual é de natureza exploratória, as relações casuais com o corpo são comuns e a negação das consequências da atividade sexual é uma atitude típica.

Adolescência final

O término do crescimento físico e da maturação genital acontece na adolescência final, em que o comportamento sexual torna-se mais expressivo e menos explorador, com relações íntimas mais desenvolvidas (BRASIL, 2008).

Por sua vez, Cordellini (2006) considera que alguns aspectos do comportamento sexual na adolescência merecem ser comentados: Clique nos botões.