Obesidade

Tratamento da obesidade: mudança do estilo de vida x dieta

O tratamento da obesidade requer o estímulo do adolescente, portanto reforce a importância da disciplina diária quanto à alimentação e atividades físicas.

A reeducação alimentar deve ser planejada junto com o adolescente e a família. As restrições alimentares devem ser feitas aos poucos, prestando-se atenção às peculiaridades da adolescência como estirão pubertário (maior demanda proteico-calórica no sexo masculino) e as fases de gestação e lactação no sexo feminino.

Ensine quais são os grupos alimentares e as possibilidades de substituições, sendo de fundamental importância o apoio familiar na observação das recomendações da dieta.

É importante planejar metas atingíveis de perda de peso, prescrever dieta viável para o cliente, valorizar pequenas perdas de peso, reforçar a autoestima, não discriminar o cliente obeso e não prescrever dietas monótonas e rígidas. Recomende a prática de atividades físicas.

Evite a prescrição de medicação, o ideal é que nos casos necessários solicite avaliação do endocrinologista, lançando mão da proposta de apoio matricial para atenção básica. O uso do medicamento, segundo os especialistas, desloca a solução do problema, que é interno ao adolescente, para um agente externo (MINAS GERAIS, 2006).