Anemia

Na adolescência, devido ao crescimento corporal acelerado, ocorre maior demanda de diversos nutrientes, entre eles o ferro, que é necessário para o aumento da massa muscular, para a expansão do volume sanguíneo e pelas perdas menstruais nas adolescentes.

Clique nos números abaixo.

A deficiência desse mineral leva ao desenvolvimento da anemia ferropriva, diminuição anormal na concentração de hemoglobina no sangue, considerada a carência nutricional mais frequente em todo o mundo, com sérias consequências sociais e econômicas.

Entre os fatores determinantes da anemia ferropriva (possivelmente a dieta pobre em ferro e, especialmente, sua baixa disponibilidade no organismo), são os mais importantes.

A prática alimentar inadequada, característica desta fase, com elevado percentual de dietas deficientes de mineral e predomínio absoluto de dietas que não atingem a quantidade de mineral recomendada para esse grupo etário, representa uma dificuldade no atendimento da necessidade do nutriente, por meio da alimentação.

Torna-se importante, no primeiro atendimento do adolescente, que além do hemograma completo, seja incluída a dosagem de ferritina, como fator discriminante de anemia.

Uma dosagem baixa, apesar da normalidade do hemograma, significa que o adolescente em questão poderá apresentar anemia ferropriva (MINAS GERAIS, 2006).