Avaliação em saúde no Brasil

A CAA também divulgou o entendimento do Ministério da Saúde sobre os conceitos de avaliação e monitoramento (clique nos botões):

Considerando-se os pressupostos apresentados, a CAA/DAB entende, também, a avaliação enquanto um processo participativo de interpretação parcial de cenários pré-delimitados (ou construídos) que visa explicitar situações para orientar ações e intervenções críticas no contexto sócio-histórico (BRASIL, 2004).

Parte do processo avaliativo, que envolve coleta, processamento e análise sistemática e periódica de informações e indicadores de saúde selecionados, com o objetivo de observar se as atividades e ações estão sendo executadas conforme o planejado e estão tendo os resultados esperados (BRASIL, 2005).

Na saúde esse monitoramento é realizado a partir de indicadores, que são “medidas-síntese” que contêm informação relevante sobre dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde (SANTOS-FILHO, 2015).

  • Esses passos são importantes para atingir o que ocorre na 3ª geração da avaliação, a institucionalização das práticas avaliativas e a emergência das iniciativas de profissionalização.

  • Outras estratégias importantes foram adotadas pelo MS para que se caminhe em direção à institucionalização da avaliação, desde o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde até sua estratégia mais recente, o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e suas vertentes.