Analisar o contexto de inserção das ações de avaliação no planejamento na saúde.
A primeira distinção básica sobre avaliação se refere ao seu caráter somativo, formativo, normativo e a pesquisa avaliativa. Sobre as avaliações somativas e formativas, temos:
Avaliação somativa
Furtado (2012) nos traz um conceito de avaliação somativa como àquela destinada à tomada de decisões sobre determinado programa com base em uma visão global, é endereçada aos gestores e, nesse tipo de avaliação, as informações sobre custos e resultados são muito relevantes.
Avaliação formativa
A avaliação formativa tem como objetivo o aperfeiçoamento de um programa ou projeto, diagnosticando suas fragilidades e vulnerabilidades. Nessa avaliação é necessária a integração de todos os atores envolvidos.
Objetivo da unidade
Analisar o contexto de inserção das ações de avaliação no planejamento na saúde.
Referências
FURTADO, J. P. Avaliação de programas e serviços. In: CAMPOS, G. W. et al. Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.