Alguns modelos de avaliação

Avaliação participativa – Método Paideia

Proposto por Campos (2000), o método da roda, ou método Paideia, ajuda na articulação de bens e serviços com a produção de instituições, organizações e dos sujeitos envolvidos com o processo, e em nosso caso específico o processo em questão é o fazer da saúde em todas as suas dimensões. Clique nos números abaixo para continuar a leitura:

Sabemos que na 4ª geração dos métodos de avaliação ela torna mesma inclusiva e participativa, um processo de negociação entre os atores envolvidos na intervenção em que o pesquisador-avaliador também se coloca como parte e não apenas juiz. E é disso que esse método trata.

Para superar limitações impostas por métodos baseados em questionários estruturados, possibilitando a coleta de dados adicionais, o avaliador deve manter grande adaptabilidade, flexibilidade e uma posição também compreensiva, além de capacidade para explorar respostas atípicas ou idiossincráticas.

Disso decorre que os métodos empregados para a realização de uma avaliação inclusiva poderão sofrer interferências para adaptarem-se ao contexto, o que definirá o próprio percurso da pesquisa (FURTADO, 2001).

O método preconiza a interação com a figura do apoiador institucional, que discutirá temas, métodos de análise e dados externos ao grupo, chamadas de "ofertas". Esse deverá permitir a reconstrução da práxis e da subjetividade dos sujeitos, devendo ser consideradas criticamente pelo coletivo (FURTADO, 2001).