Interface do monitoramento e avaliação

O acesso aos resultados do processo de monitoramento e avaliação constitui poderoso instrumento de democratização da informação sobre objetivos, metas e resultados alcançados pelas instâncias de gestão e pelos espaços de controle social, favorecendo o empoderamento e a mobilização social (CARVALHO et al., 2012).

Isso representa a importância de manter atualizado e com informações fidedignas os sistemas de informação em saúde.

O Decreto nº 7508/2011 e o Relatório Anual de Gestão reforçam ainda mais a caminhada rumo à institucionalização dos processos avaliativos no SUS. O primeiro no âmbito legal e o segundo em uma esfera mais prática.

O RAG estabelece uma correlação entre as metas, resultados obtidos e recursos utilizados, para sistematização e divulgação, fornecendo subsídios para a tomada de decisão e contribuindo para a visibilidade da gestão. Ele é o instrumento básico para o acompanhamento e avaliação dos sistemas de saúde, o RAG deve permitir igualmente a verificação da aplicação dos recursos financeiros destinados ao SUS, subsidiando as atividades dos órgãos de controle interno e externo (BRASIL, 2009).