Analisar o contexto de inserção das ações de avaliação no planejamento na saúde.
Enquanto campo do conhecimento a avaliação é jovem, no entanto, ela surgiu como uma atividade espontânea e não sistematizada no recrutamento de funcionários chineses há cerca de 4 mil anos, e somente na década de 1930 chegou ao ocidente (HARTZ, 2009). A partir disso, surgem muitos estudiosos e muitos métodos sobre o assunto:
Furtado (2012) traz um conceito sobre a avaliação após a leitura de muitos trabalhos: “É emitir um juízo de valor sobre determinada intervenção com critérios e referenciais explícitos, utilizando-se de decisão”.
Esse conceito já é mais próximo da prática da avaliação em saúde e deixa claro que:
O que se é avaliado precisa de parâmetros claros, embasados em referenciais consolidados.
Não pode, portanto, ser baseado nas preferências pessoais de quem avalia.
E o produto desse processo deve ter utilidade; na área da saúde deverá ter a finalidade de auxiliar na tomada de decisões.
Objetivo da unidade
Analisar o contexto de inserção das ações de avaliação no planejamento na saúde.
Referências
FURTADO, J. P. Avaliação de programas e serviços. In: CAMPOS, G W, et al. Tratado de Saúde coletiva. 2. Ed. São Paulo: Hucitec. 2012.
HARTZ, Z.M.A. Avaliação em saúde. Manguinhos, RJ: EPSJV, FIOCRUZ, 2009. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/... Acesso em: 1 set. 2015.