Monitoramento e avaliação em saúde

Clicando nos botões abaixo, conheça as cinco gerações históricas da avaliação:

Técnico que precisa saber construir e usar os instrumentos para medir os fenômenos estudados.

Identificar e descrever os programas, compreender sua estrutura, forças e fragilidades para ver se é possível atingir os resultados esperados e fazer as devidas recomendações para sua implementação.

Como competência fundamental do avaliador, a institucionalização das práticas avaliativas e a emergência das iniciativas de profissionalização, como campo de conhecimento distinto, evidenciadas pelo número crescente das publicações específicas, a emergência das associações de avaliadores internacionais e dos padrões de qualidade.

Não excludente, dos referenciais anteriores, mas a avaliação torna-se ela mesma inclusiva e participativa, um processo de negociação entre os atores envolvidos na intervenção em que o pesquisador-avaliador também se coloca como parte e não apenas juiz.

É a geração emancipadora, que combina características das anteriores, mas implica a vontade explícita de aumentar o poder dos participantes graças ao processo de avaliação.

Dentre os processos de avaliação dos quais você faz parte, seria possível identificar qual das gerações acima apresenta características comuns a eles? Confira na página seguinte.