Analisar o contexto de inserção das ações de avaliação no planejamento na saúde.
Clicando nos botões abaixo, conheça as cinco gerações históricas da avaliação:
Técnico que precisa saber construir e usar os instrumentos para medir os fenômenos estudados.
Identificar e descrever os programas, compreender sua estrutura, forças e fragilidades para ver se é possível atingir os resultados esperados e fazer as devidas recomendações para sua implementação.
Como competência fundamental do avaliador, a institucionalização das práticas avaliativas e a emergência das iniciativas de profissionalização, como campo de conhecimento distinto, evidenciadas pelo número crescente das publicações específicas, a emergência das associações de avaliadores internacionais e dos padrões de qualidade.
Não excludente, dos referenciais anteriores, mas a avaliação torna-se ela mesma inclusiva e participativa, um processo de negociação entre os atores envolvidos na intervenção em que o pesquisador-avaliador também se coloca como parte e não apenas juiz.
É a geração emancipadora, que combina características das anteriores, mas implica a vontade explícita de aumentar o poder dos participantes graças ao processo de avaliação.
Dentre os processos de avaliação dos quais você faz parte, seria possível identificar qual das gerações acima apresenta características comuns a eles? Confira na página seguinte.
Objetivo da unidade
Analisar o contexto de inserção das ações de avaliação no planejamento na saúde.
Referências
HARTZ, Z.M.A. Avaliação em saúde. Manguinhos, RJ: EPSJV, FIOCRUZ, 2009. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/... Acesso em: 1 set. 2015.