Os acidentes de trabalho e seus impactos

O instrumento de notificação compulsória é a ficha de notificação, padronizada pelo Ministério da Saúde, segundo o fluxo do Sistema de Agravos de Notificação (SINAN), cuja finalidade é disponibilizar informações consistentes e ágeis sobre:

A situação produtiva

Ocorrência de agravos relacionados ao trabalho

O perfil do trabalhador

Objetiva também a regulamentação da notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador (acidentes e doenças relacionados ao trabalho) e serve de subsídio para: as ações de saúde, a intervenção nos ambientes e as condições de trabalho.

As Unidades Sentinela em Saúde do Trabalhador compõem a rede sentinela em Saúde do Trabalhador. Clique nos números abaixo para conhecer melhor:

Deve ser compreendida como uma das estratégias de acesso às ações de diagnóstico e de notificação dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, na rede de atenção do SUS, desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até os dispositivos de referência especializada.

As unidades sentinela serão mapeadas e definidas pelos gestores e técnicos dos municípios, sendo habilitadas por processo de pactuação na respectiva Comissão Intergestores Regional (BRASIL, 2014).