Assistência à anticoncepção

O Sistema Único de Saúde (SUS) reforçou a assistência ao planejamento reprodutivo, aumentando o acesso a vasectomias e laqueaduras, ampliando a distribuição de preservativos e facilitando a venda de anticoncepcionais orais e injetáveis através da Farmácia Popular. Clique nos tópicos abaixo para saber mais.

Fatores decisivos
Anticoncepcionais

Para decisão do método anticoncepcional a ser utilizado, deve ser levado em consideração: eficácia do método, efeitos secundários, aceitabilidade, disponibilidade, facilidade de uso, reversibilidade, proteção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e infecção pelo HIV, condições econômicas, características da personalidade da mulher e/ou do homem, fase da vida, padrão de comportamento sexual, aspirações reprodutivas, medo, dúvidas e vergonha, estado de saúde e critérios clínicos (BRASIL, 2016).

A assistência ao planejamento reprodutivo na Atenção Básica pressupõe a oferta de todas as alternativas de métodos anticoncepcionais, bem como o conhecimento de suas indicações, contraindicações e implicações de prescrição e uso, garantindo a saúde da mulher e respeitando suas especificidades.

A seguir serão abordadas as indicações e prescrições de métodos contraceptivos destinados à mulher, respeitando todas as especificidades de cada fase.