Anticoncepcional hormonal injetável

O anticoncepcional hormonal injetável pode ser trimestral ou combinado mensal. Clique nos itens abaixo e obtenha informações pertinentes:

Injetável Trimestral

O injetável trimestral, ofertado pelo SUS, é composto apenas de progestogênio – 150mg de medroxiprogesterona, apresentação em ampola de vidro. É indicado para mulheres que utilizam antirretrovirais (até o momento não há interação clínica) e anticonvulsivantes. É um método menos vulnerável às falhas de uso. Indicado para mulheres no ápice da vida reprodutiva. Não deve ser usado nos extremos da vida reprodutiva - adolescência e menopausa (perda de massa óssea).

Injetável Combinado Mensal

O injetável mensal, ofertado pelo SUS, é uma combinação de um estrogênio natural (valerato de estradiol 5 mg e o progestogênio sintético enantato de noretisterona 50 mg ), e sua apresentação é em ampola de vidro. Pode ser usado desde a adolescência até os 40 anos de idade. É um método de alta eficácia. É um método que preserva o sigilo, se assim for desejado, e ainda garante a autonomia de uso pelos adolescentes.

Prescrição

Para o injetável combinado mensal, prescrever a primeira injeção para ser aplicada até o quinto dia do início da menstruação. As aplicações subsequentes devem ocorrer a cada 30 dias, mais ou menos sete dias, independentemente da menstruação. Deve ser prescrito para aplicação por via intramuscular profunda, na parte superior do braço (músculo deltoide) ou na nádega (músculo glúteo, quadrante superior lateral).

Orientação

Orientar a cerca de que o anticoncepcional injetável combinado mensal oferece proteção anticoncepcional já no primeiro ciclo de uso. Não há necessidade de pausas para “descanso”. Caso ocorra atraso de mais de três dias para a aplicação da nova injeção, a usuária deve ser orientada para o uso da camisinha ou evitar relações sexuais até a próxima injeção.

Abaixo selecionamos as diretrizes para a primeira consulta e para consulta de retorno. Clique em cada botão abaixo e confira.