Informações adicionais sobre o Programa Nacional para Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo - Pró-Iodo estão disponíveis no site da CGAN. Acesse:
O Ministério da Saúde (2012) determina como linhas de ação do Pró-Iodo (clique nos números abaixo):
Monitorar o teor de iodo do sal para consumo humano.
Monitorar o impacto da iodação do sal na saúde da população.
Atualizar os parâmetros legais dos teores de iodo do sal destinado ao consumo humano.
Implementar estratégias de informação, educação, comunicação e mobilização social.
Algumas orientações que devem ser enfatizadas para o uso do sal iodado são (BRASIL, 2012):
Saiba mais
Informações adicionais sobre o Programa Nacional para Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo - Pró-Iodo estão disponíveis no site da CGAN. Acesse:
Causas
As causas da deficiência do iodo são: consumo de alimentos oriundos de solo pobre em iodo e o uso de sal não iodado na alimentação.
Fontes de iodo
Os principais alimentos ricos em iodo são os alimentos de origem marinha (ostras, moluscos e outros mariscos e peixes de água salgada); leite e ovos, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; e vegetais oriundos de solos ricos em iodo (BRASIL, 2012).
Facilitam a absorção de ferro
Existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.
Prejudicam a absorção de ferro
A absorção de ferro proveniente de produtos vegetais pode ser melhorada na refeição com a presença de alimentos ricos em proteínas e alimentos fonte de ácido ascórbico, como por exemplo, frutas cítricas.
Saiba mais
Sobre as condutas gerais em suplementação de ferro:
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição: deficiência de iodo. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/. Acesso em: 1º out. 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição: deficiência de iodo: apresentação do Programa Nacional para Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo (Pró-Iodo). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/. Acesso em: 9 abr. 2013.