Distúrbios alimentares e a Odontologia

A manifestação clínica na cavidade oral de que o indivíduo não está se alimentando de maneira equilibrada é bastante comum, portanto o cirurgião-dentista se torna um profissional indispensável nas ações de acompanhamento e rastreamento do estado nutricional. Clique nos botões abaixo e veja como os hábitos alimentares têm influência direta no surgimento da cárie dentária.

O PH salivar compõe o processo de remineralização, diluindo e removendo os agentes desmineralizantes, que são responsáveis pela cavitação dentária.

A capacidade tampão do bicarbonato, do fosfato e de algumas proteínas faz com que a saliva mantenha o pH bucal em nível fisiológico.

O tempo de contato, a frequência da ingestão e o horário de consumo de alimentos e bebidas ácidas influenciam na ação do mecanismo de desmineralização.

Desse modo, os hábitos alimentares têm influência direta no surgimento da cárie dentária. Bebidas e alimentos com pH ácidos diminuem o fluxo salivar, atuando como fator coadjuvante no desenvolvimento de lesões cariosas (FIGUEIREDO; SANTOS; BATISTA, 2013).