
Exame físico
O exame físico da pessoa com HAS é muito importante e não somente classifica a PA, como é indispensável na detecção de lesões de órgão-alvo e identifica outras condições que, associadas, aumentam a morbimortalidade e influenciam no tratamento. Clique nos botões abaixo e visualize os aspectos relevantes do exame físico e as condições padronizadas para aferir a pressão arterial.
Alguns direcionamento sobre como proceder em situações de rastreamento arterial na atenção básica e avaliação do risco cardiovascular são fundamentais. Confira clicando nos botões:
Quando deve-se rastrear a PA na atenção básica
Avaliação do risco cardiovascular
Condições para aferir a PA
Quando se deve rastrear a pressão arterial na atenção básica?
Segundo recomendação de grau A do MS, todo adulto com 18 anos ou mais de idade que acessa a unidade básica de saúde e não tem nenhum registro de ao menos uma verificação de PA nos últimos 2 dois anos deve tê-la verificada e registrada. (BRASIL, 2013).
Avaliação do risco cardiovascular
A estratificação do risco cardiovascular pelo escore de Framingham serve como uma ferramenta para definir os parâmetros de cuidado e também os critérios relacionados à periodicidade de acompanhamento das pessoas com HAS pela equipe (BRASIL, 2013).
Saiba Mais
Mais informações sobre o The Framinghan Heart Study em:
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. 128 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37). Disponível em: http://189.28.128.100/dab.pdf. Acesso em: 16 abr. 2014.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Sociedade Brasileira de Hipertensão. Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol, v.95, n.1, supl.1, p. 1-51, 2010. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/... Acesso em: 15 abr. 2014.