Exame clínico das mamas

As técnicas do exame clínico das mamas variam bastante em seus detalhes, entretanto, todas preconizam a inspeção visual, a palpação das mamas, dos linfonodos axilares e supraclaviculares, e a expressão mamilar. Clique nas imagens abaixo e note a sequência para realização adequada da avaliação das mamas.

1 – Inspeção estática

Observar a paciente sentada e com os membros superiores pendentes, verificar a simetria, abaulamentos, afundamentos e integridade da pele.

2 – Palpação

Observar a paciente sentada e com os braços elevados acima da cabeça e posteriormente com a paciente apertando os quadris para contrair os peitorais, pesquisando os mesmos quesitos da inspeção estática.

3 – Inspeção dinâmica

Com a paciente sentada, realiza-se a palpação das fossas supraclaviculares e infraclaviculares e região axilar. Com a paciente em decúbito dorsal e mãos na nuca, realiza-se a palpação de forma “dedilhada” nas mamas e em sentido horário.

4 - Expressão

Inclui toda a aréola, se na descarga papilar estiver presente líquido transparente ou hemorrágico (marrom ou “água de rocha”) deve ser colhido para exame citopatológico.

O autoexame das mamas consiste no exame metódico e sistemático das mamas pela paciente, para detectar anormalidades o mais precoce possível, sendo um exame simples, sem custos e que pode ser realizado a qualquer momento. Clique aqui e veja no infográfico como realizar o auto-exame das mamas.