Afecções dermatológicas

Escabiose

A escabiose é uma das dermatozoonoses mais frequentemente encontradas nos atendimentos de Atenção Básica e é causada pelo agente etiológico Sarcoptes scabiei, o “ácaro da sarna humana”.

A transmissão é facilitada por aglomerações e falta de higiene, o que confere um papel importante ao profissional da saúde no que concerne às orientações sobre as condições ambientais.

Conheça as características e o tratamento da escabiose, clicando nas abas:

Caracteriza-se pelo prurido intenso, que piora à noite. As escavações feitas pelo ácaro se apresentam como linhas serpiginosas escuras que culminam com uma pequena vesícula. As lesões geralmente aparecem nas regiões de dobras cutâneas, nas axilas, sob as mamas e na região periumbilical.

O tratamento de escolha é o creme de permetrina a 5% (nas crianças pequenas, a 2%), aplicado depois do banho e removido oitos horas depois. Outras opções de tratamento: benzoato de benzila e pomada de enxofre; ivermectina oral de 150 a 200ug/kg (indicado apenas para crianças maiores de 6 anos); e anti-histamínicos e loção de calamina, para aliviar o prurido.