Atividades da vida diária - AVDs

O principal sintoma a ser investigado é a presença de declínio funcional. Para isso diversas escalas funcionais estão disponíveis, porém as mais utilizadas são as descritas por Katz e colaboradores e Lawton e Brody.

O comprometimento das atividades de vida diária pode ser o reflexo de uma doença grave ou conjunto de doenças que comprometam direta ou indiretamente essas quatro grandes funções, de forma isolada ou associada. Clique nos números abaixo e continue a leitura.

Dessa forma, a presença de declínio funcional nunca deve ser atribuída à velhice, e sim representar sinal precoce de doença ou conjunto de doenças não tratadas, caracterizadas pela ausência de sinais ou sintomas típicos.

A presença de dependência funcional, definida como incapacidade de funcionar satisfatoriamente sem ajuda, deve desencadear uma ampla investigação clínica, buscando doenças que, em sua maioria, são total ou parcialmente reversíveis.

A avaliação funcional está prevista pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e é essencial não apenas para determinar a presença de comprometimento funcional como também a necessidade de auxílio daquele paciente. É uma forma de “medir” se a pessoa é capaz de desempenhar as habilidades necessárias para sua vida diária e o cuidado consigo mesma.