Acolhimento dos agravos de saúde mental na APS

A equipe de Saúde da Família dispõe de algumas ferramentas que, segundo Brasil (2013), possibilitam compreender melhor a estrutura, organização e dinâmica familiar, como:

Entrevista familiar: objetiva realizar a caracterização do sistema familiar, estrutura, desenvolvimento e funcionamento familiar, considerações materiais de vida, estado de saúde dos integrantes, rede social da família etc.

Genograma: o genograma familiar é uma representação gráfica da família. Identifica suas relações e ligações dentro de um sistema multigeracional (no mínimo três gerações). Instrumento amplamente utilizado na terapia familiar, na formação de terapeutas familiares, na Atenção Básica à Saúde e, mais recentemente, em pesquisas sobre família.

Ecomapa: tal como o Genograma, integra o conjunto dos instrumentos de avaliação familiar. Entretanto, enquanto o Genograma identifica as relações e ligações dentro do sistema multigeracional da família, o Ecomapa identifica as relações e ligações da família com o meio onde ela vive. Foi desenvolvido em 1975 por Ann Hartman. É uma representação gráfica do sistema ecológico da família. Identifica os padrões organizacionais da família e a natureza das suas relações com o meio, mostrando-nos o equilíbrio entre as necessidades e os recursos da família.

F.I.R.O: objetiva compreender melhor o funcionamento da família estudando as suas relações de poder, comunicação e afeto. A família é estudada nas dimensões de inclusão, controle e intimidade. Essa ferramenta é bastante útil quando a família se depara com situações que provocam crises familiares e demandam negociações e alterações de papéis entre os seus membros, tais como problemas de saúde, mudanças, doenças agudas e crônicas, hospitalizações etc. Também é utilizada na avaliação de problemas conjugais ou familiares, para entender como a família está lidando com alterações no ciclo da vida.

P.R.A.C.T.I.C.E: objetiva a avaliação do funcionamento da família de um paciente específico. Fornece informações sobre a organização familiar e o posicionamento da família diante dos problemas enfrentados, possibilitando o manejo daquele caso específico. Essa ferramenta foca no problema, permite uma aproximação esquematizada para trabalhar com a família, facilita a coleta de informações e a elaboração da avaliação com construção de intervenção.

  • Presenting problem (problema apresentado).

  • Roles and structure (papéis e estrutura).

  • Affect (afeto)./p>

  • Comunication (comunicação).

  • Time of life cycle (fase do ciclo de vida).

  • Illness in family (doença na família).

  • Copingwith stress (enfrentamento do estresse).

  • Ecology (meio ambiente, rede de apoio).

Discussão e reflexão de casos com equipe multiprofissional: discussão dos casos clínicos, estudo de caso etc.

Projeto terapêutico de cuidado à família: permite conhecer e construir um projeto terapêutico de cuidado para a família. O Projeto Terapêutico é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas a partir da discussão em equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário, e com a participação da família na sua elaboração.

A descrição completa de cada instrumento você encontra na publicação Cadernos de Atenção Básica, nº 34 - Saúde mental. Clique aqui e acesse.