O que é saúde?

A sociedade espera que o setor da saúde cuide das pessoas e da população mediante ações individuais e coletivas, intervindo nos determinantes e condicionantes dessa área. Clique nas imagens e compreenda esses determinantes.

Na medida em que a saúde tem sido reconhecida não apenas como a ausência de doença, o propósito almejado é que as pessoas possam ter uma vida com qualidade.

Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade e acesso a serviços de saúde. É assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.

Encarar saúde apenas como ausência de doenças nos levou a um quadro repleto não só das próprias doenças, como de desigualdades, insatisfação dos usuários, exclusão, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional. Nesse sentido, procuram-se modelos assistenciais em saúde e/ou sistemas de saúde que contemplem e atendam às necessidades atuais das pessoas no cerne da saúde.

Para saber mais, consulte o artigo A Saúde e seus determinantes sociais, de autoria de Paulo Marchiori Buss e Alberto Pellegrini Filho, publicado na PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.