Sistemas de Informação em Saúde

Vale ressaltar que os SIS devem produzir indicadores capazes de medir a eficiência, eficácia e efetividade (PEREIRA, 1995). Clique nos botões abaixo e saiba mais sobre estes aspectos:

Utilização dos recursos disponíveis da melhor maneira possível, no menor tempo possível e com menor custo, evitando “desperdícios”.

  • Indicadores - Produtividade por tipo de procedimento; utilização da capacidade instalada (rede física); utilização da capacidade operacional (recursos humanos); distribuição dos gastos por tipo de atenção prestada.

  • Análise - Avaliação quanto à utilização (com ou sem “desperdícios”) dos recursos disponíveis. Considera-se como uma avaliação da estrutura do sistema de saúde.

Através das ações produzidas, alcançar os melhores resultados possíveis, principalmente em relação à cobertura (número de pessoas atendidas) e à concentração (número de ações oferecidas a cada pessoa).

  • Indicadores - Cobertura alcançada através das ações produzidas (consultas, vacinas, partos etc.); concentração de procedimentos oferecidos (por exemplo: três consultas de pré-natal por gestante); resolubilidade da atenção.

  • Análise - Avaliação dos resultados alcançados pelas ações produzidas considerando quantos foram atingidos (cobertura), quanto foi oferecido (concentração) e como foi respondido (resolubilidade). Considera-se como uma avaliação do processo de trabalho em saúde.

Obter transformações concretas na situação de saúde, coerentes com os objetivos propostos pela gestão. Indicadores de mortalidade.

  • Indicadores - Indicadores de morbidade, indicadores demográficos, indicadores socioeconômicos, indicadores ambientais (saneamento).

  • Análise - Avaliação do impacto sobre a situação de saúde considerando as respostas produzidas pelo sistema de saúde e também aquelas geradas por outros setores (educação, saneamento etc.).