BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres / Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Brasília, 2016. Disponível em: http://189.28.128.100/.... Acesso em: 29 ago. 2016.
Exame clínico e plano de cuidado
A partir do exame clínico no puerpério, faz-se necessário o levantamento dos principais achados e elaboração de um plano de cuidados, descritos nos itens abaixo. Clique para verificá-los.
Avaliar mamas e mamilo;
Examinar abdome (condição uterina, dor à palpação, aspecto da ferida operatória se parto cesariana);
Examinar períneo e genitais externos (verificar a presença e características dos lóquios e avaliar as condições das cicatrizes de lacerações ou episiotomia).
Orientar, estimular e apoiar a família na amamentação exclusiva, reforçando sua importância. Orientar cuidados com as mamas e ingestão hídrica frequente, alimentação adequada e dieta fracionada. Incentivar a prática de atividade física no puerpério tardio. Compartilhar o cuidado; encaminhar a puérpera aos serviços especializados de saúde mental se detectado sofrimento mental grave, apoiar a família e articular outras redes de apoio social, quando necessário. Atualizar o calendário vacinal da mulher, dT e tríplice viral, quando necessário. Retirar os pontos da cesariana entre sete a dez dias após o parto, conforme orientação médica, no puerpério imediato. No puerpério imediato, tirar dúvidas e orientar quanto ao retorno da atividade sexual e planejamento reprodutivo. No puerpério tardio, orientar e recomendar métodos contraceptivos de acordo com a preferência e condição clínica da mulher.
Orientar sobre imunização e encaminhar para a sala de vacina se necessário;
Encaminhar o RN para realizar a Triagem Neonatal;
Observar a interação mãe-bebê (carícias, contato visual, expressões não verbais);
Examinar RN (peso, estatura, perímetro cefálico, mucosas, hidratação, fontanelas, condições de coto umbilical, genitália, pele, desenvolvimento neuropsicomotor);
Orientar manejos durante episódios de cólicas, explicar as causas; orientar cuidado com coto umbilical; orientar o banho de sol diário; orientar e estimular ao acompanhamento de puericultura.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres / Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Brasília, 2016. Disponível em: http://189.28.128.100/.... Acesso em: 29 ago. 2016.