Interfaces do monitoramento e avaliação com os instrumentos de gestão do SUS

Instrumentos de gestão do SUS

O Plano de Saúde (PS), a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG) representam os instrumentos formais de planejamento do SUS. Vejamos a definição de cada um deles clicando nas abas abaixo.

Registro das intenções e resultados a serem alcançados no período de quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes, metas e indicadores.

Registro da operacionalização das intenções que constam no Plano de Saúde. Deve apontar o conjunto de ações anuais que irão garantir o alcance dos objetivos e metas do Plano de Saúde, assim como a previsão de alocação dos recursos orçamentários. Deve constar ainda dos indicadores de monitoramento.

Registro dos resultados alcançados com a execução da PAS. Deve orientar eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no PS e na PAS.

O Plano de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS. Conforme a Portaria Nº 2.135/2013 do Ministério da Saúde, certos elementos-chave devem ser considerados na elaboração do Plano de Saúde. Clique nos números para conhece-los.

  • Análise situacional, orientada por temas centrais.

  • Definição de diretrizes, objetivos, metas e indicadores.

  • Processo de monitoramento e avaliação (BRASIL, 2013).