A escala utilizada para avaliar o nível de dependência à nicotina é a Escala de Fagerstrom. Clique nos botões para conhecer a escala e compreender como interpretá-la.
Escala de Fagerstrom
Interpretação da Escala
Lembre-se que nem todos os usuários estão no mesmo estágio ou abertos para a discussão do tema!
Por exemplo, se um deles não vê o tabagismo como um problema (estágio pré-contemplativo), a abordagem pode não ser efetiva em movê-lo ao abandono, mas pode sensibilizá-lo para o tema em questão e, num próximo encontro, caso esteja mais aberto, reflita sobre a possibilidade de abandonar o hábito (estágio contemplativo).
Escala de Fagerstrom
Interpretação da Escala
A escala deve ser interpretada da seguinte maneira: se de 0 a 2 pontos, dependência muito baixa; se de 3 a 4 pontos, dependência baixa; se 5 pontos, dependência média; se 6 a 7 pontos, dependência elevada; se 8 a 10 pontos, dependência muito elevada.
Atenção!
No estágio contemplativo, a atuação pode ser mais frutífera, resultando no agendamento de uma consulta ou sua participação em grupo de tabagismo para conversar melhor sobre o tema. Na sequência, possivelmente haveria um avanço para a fase de ação e poderia ser criada uma estratégia conjunta para o abandono do tabagismo.
Referências
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. TESTE DE FAGERSTRÖM. Disponível em: http://www.sbpt.org.br.