É imperativo o reconhecimento da DRC como uma epidemia, para que políticas públicas sejam implementadas, objetivando sua prevenção e detecção precoce, bem como o tratamento de suas complicações (LUGON, 2009).
Composição corporal
Exames analíticos da composição corporal, como absorciometria radiológica de dupla energia (DEXA) e bioimpedância elétrica (BIA) são os mais utilizados em nefropediatria (NATIONAL KIDNEY FOUNDATION, 2002). No entanto, em nosso meio, eles não são comuns na rotina. Clique nas imagens e conheça mais sobre esses exames:
A DEXA é uma técnica que foi desenvolvida para mensurar a densidade mineral óssea (DMO), a massa magra e massa gorda.
O exame BIA pode ser utilizado como método para uso rotineiro capaz de avaliar a composição corporal e auxiliar na determinação de peso seco de crianças em diálise.
Porém, somente os equipamentos validados para pediatria e que avaliam a água intra e extracelular são indicados no tratamento da DRC infanto-juvenil (JANKOWSKA; DEBSKA-SLIZIEN; RUTKOWSKI, 2006).
Epidemia da DRC
É imperativo o reconhecimento da DRC como uma epidemia, para que políticas públicas sejam implementadas, objetivando sua prevenção e detecção precoce, bem como o tratamento de suas complicações (LUGON, 2009).
Quadro nutricional adverso
A redução da função renal contribui para o aparecimento de uma série de distúrbios hidroeletrolíticos, hormonais e metabólicos que, direta ou indiretamente contribuem para o desenvolvimento de um quadro nutricional adverso, como a desnutrição. Por outro lado, na última década tem-se observado aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade nos indivíduos com DRC (KRAMER et al., 2006).
Desnutrição
A desnutrição é definida, segundo consenso atual, como qualquer desequilíbrio nutricional envolvendo a subnutrição e a obesidade, porém, em geral, o termo desnutrição tem sido usado como sinônimo de subnutrição ou especificamente a desnutrição energético-proteica (DEP), que é caracterizada pela carência de quantidade adequada de calorias, proteínas ou outro nutriente (WHITE et al., 2012). Seu diagnóstico é complexo e existem várias ferramentas para avaliação do estado nutricional (ANTHONY et al., 2004).
Desnutrição energético proteica (DEP)
A DEP é um achado comum em indivíduos que se encontram em estágios mais avançados da DRC. Indivíduos desnutridos apresentam risco maior de adoecer, de permanecer mais dias internados no hospital e de morrer, quando comparados com indivíduos com um bom estado nutricional, chamados de eutróficos (ROCCO et al., 2004).
Referências
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. K/DOQI clinical practice guidelines for chronic kidney disease: evaluation, classification and stratification. Am J Kidney Dis., v.39, supl. 2, p. S1-S246, 2002.
JANKOWSKA, M.; DEBSKA-SLIZIEN, A.; RUTKOWSKI, B. Bioelectrical impedance analysis before versus after a hemodialysis session in evaluation of nutritional status. J Ren Nutr., v.16, n. 2 p.137-40, 2006.