Introdução

Para entendermos as metodologias de aprendizagem, vamos iniciar descrevendo alguns conceitos? Clique nas caixas de texto para ter acesso aos conceitos de metodologia e competência.

Agora vamos entender mais sobre o conceito de capacitação, clicando na numeração.

  • Fazendo uma distinção entre qualificação e capacitação, concentrando-se nesta última, Takei (2014) cita o conceito de José Cherchi Fusari, segundo o qual trata-se de um processo de aprendizagem em que fica explícito “para que”, “como”, “para quem” e “quando” fazer algo.

  • Dessa forma, este processo engloba ação e reflexão de forma sistêmica, de partes que se ligam, e não como meras ações isoladas e fragmentadas.

  • A capacitação prepara a pessoa para enfrentar as situações referentes à sua atividade por meio da aplicação de conhecimentos; contudo, reserva-lhe possibilidade de criar, resolver problemas, oferecer alternativas de melhorias e criar ambiente adequado.

  • Capacitar quer dizer fornecer autonomia, criar autoconfiança e promover o desenvolvimento. Para este autor, capacitar vai além de treinar, pois o treinamento desenvolve uma habilidade específica por meio de repetições mecânicas, com pouca liberdade para expressão da personalidade do indivíduo.

  • Capacitação desenvolve competência, que é o resultado de conhecimento, habilidades e atitudes e, assim como o conhecimento, competência não se transmite. Não há ninguém capaz de transferir sua competência para outra pessoa (TAKEI, 2014).

    Vamos Refletir?

    Considerando estes conceitos, qual o melhor caminho a ser trilhado para conseguir formar pessoas capazes de analisar seu contexto de trabalho, identificar problemas, promover a participação e tomar decisões no processo de trabalho?