Primeiramente, como se define hipertensão arterial?
Hipertensão arterial é pressão arterial elevada, definida como níveis pressóricos repetidamente elevados, ou seja, superiores a 140 mmHg na sistólica ou 90 mmHg na diastólica (NATIONAL HIGH BLOOD PRESSURE EDUCATION, 2005).
Segue-se a classificação do VII Joint de 2004 da pressão arterial, que é baseada na média de duas ou mais medidas da pressão arterial, apropriadamente aferidas, com o indivíduo sentado, em cada uma de duas ou mais consultas (clique para ampliar):
Feedback
Atenção
No que se refere ao tratamento da hipertensão arterial, os estudos têm demonstrado que o controle da hipertensão sistêmica diminui a velocidade de progressão da DRC para fases mais avançadas, em indivíduos com e sem diabetes (ABBOUD; HENRICH, 2010). Além disso, tem o potencial de diminuir o risco de doença cardiovascular.
Referências
NATIONAL HIGH BLOOD PRESSURE EDUCATION. Program the seventh report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of high blood pressure. Bethesda, MD, 2004. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/../jnc7full.pdf. Acesso em 15 ago. 2018.
ABBOUD, H.; HENRICH, W.L. Clinical practice: stage IV chronic kidney disease. N Engl J Med., v. 362, n.1, p.56-65, jan. 2010. Disponível em: http://enotes.tripod.com/... Acesso em 15 ago. 2018.