Alterações estruturais dos rins

Clique nos números abaixo para saber mais sobre as alterações estruturais relacionadas ao número de néfrons em rins de idosos e sobre a hipertrofia desta unidade funcional.

O número de néfrons funcionantes ao nascimento varia amplamente entre 700 mil e 1,8 milhões por rim e o número de néfrons diminui progressivamente com a idade (DENIC; GLASSOCK; RULE, 2016).

Esse número costuma ser menor em indivíduos da raça negra. Como glomérulos esclerosam com a idade, parece haver eventual absorção de glomérulos esclerosados (GLASSOCK; DENIC; RULE, 2017).

Menor número de néfrons ao nascimento associado ao baixo peso ao nascer pode acelerar o declínio relacionado à idade dos néfrons funcionantes em adultos (VIKSE et al., 2008).

Hipertrofia do Néfron: O tamanho do néfron aumenta numa variedade de distúrbios metabólicos como obesidade e diabetes devido à hipertrofia celular e hiperplasia (GLASSOCK; DENIC; RULE, 2017). Em paralelo com a glomeruloesclerose relacionada à idade, também ocorre hipertrofia dos néfrons remanescentes funcionantes (RULE et al., 2011).