Para o cálculo, são necessários os seguintes dados: sexo, raça, idade e resultado do exame de sangue que mede creatinina.
Na diálise peritoneal, utilizamos um “filtro” que já existe no nosso próprio organismo. Esse filtro é o peritônio, uma membrana que naturalmente recobre os órgãos abdominais e também a parede abdominal.
Diferentemente da hemodiálise, em que o sangue do paciente é retirado do corpo e passado por uma máquina, na diálise peritoneal o sangue é filtrado dentro do próprio corpo do paciente.
O processo é feito em três etapas. Clique nos números abaixo para conhecê-las (DAUGIRDAS & BLAKE, 2007):
A solução de diálise é colocada dentro do abdome.
Durante a permanência dessa solução dentro da cavidade abdominal, as impurezas do sangue e o excesso de líquidos atravessam a membrana peritoneal e se juntam ao líquido de diálise.
O líquido é drenado e auxilia a remover as impurezas e excesso de líquido.
Observação
Para o cálculo, são necessários os seguintes dados: sexo, raça, idade e resultado do exame de sangue que mede creatinina.
Referências
DAUGIRDAS, J.T.; BLAKE, P. Manual de Diálise. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2007.
INKER, L.A. et al. Estimated GFR, albuminuria, and complications of chronic kidney disease. J Am Soc Nephrol, v. 22, p. 2322-2331, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/... Acesso em 08 ago. 2018.