Para o cálculo, são necessários os seguintes dados: sexo, raça, idade e resultado do exame de sangue que mede creatinina.
Como a solução de diálise é colocada dentro do abdome? Clique nos botões abaixo para entender o procedimento.
Antes de iniciar a diálise peritoneal, é necessário implantar no abdome do paciente um tubo flexível chamado cateter peritoneal.
O implante é realizado por um médico cirurgião ou pelo nefrologista. Através desse cateter, a solução de diálise pode ser infundida e drenada.
O cateter peritoneal é permanente e não dói. Tem cerca de 0,6 cm de diâmetro e comprimento de 10 a 15 cm para fora do corpo, geralmente localizado 2 cm abaixo e ao lado do umbigo.
É flexível e quando não está sendo utilizado ele é fixado com ajuda de micropore junto ao corpo e fica escondido por baixo da roupa do paciente.
Observação
Para o cálculo, são necessários os seguintes dados: sexo, raça, idade e resultado do exame de sangue que mede creatinina.
Referências
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. KDIGO 2012 clinical practice guideline for the evaluation and management of chronic kidney disease. Kidney Int Suppl, v. 3, n. 1, p. 1-150, jan. 2013. Disponível em: http://www.kdigo.org/clinical_practice_guidelines/... Acesso em 08 ago. 2018.
INKER, L.A. et al. Estimated GFR, albuminuria, and complications of chronic kidney disease. J Am Soc Nephrol, v. 22, p. 2322-2331, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/... Acesso em 08 ago. 2018.