O Diagnóstico do DRC na criança e adolescente

Diante da situação de crise vivenciada pela família, Pettengill e Angelo (2005) apontam para o conceito de vulnerabilidade familiar. Clique na numeração para conhecer mais sobre esse conceito:

  • Esse conceito pode ser entendido como o sentimento de familiares que são ameaçados em sua autonomia, sob pressão da doença, da própria família e da equipe em uma situação de adoecimento e hospitalização de um filho.

  • Na experiência vivenciada pela família, a ameaça à autonomia é identificada a partir da situação de doença e dos conflitos que se estabelecem na própria família. A A vulnerabilidade é, nesse caso, uma condição existencial humana, em razão do risco potencial para injúria, o qual é percebido na situação e desafia a integridade da família.

  • Os autores supracitados afirmam que a vulnerabilidade revela-se como condição existencial humana, pressupondo sua manifestação em diferentes graus, dependendo da situação, em todos os seres humanos.

  • Ao reconhecer - a vulnerabilidade do outro, pensa-se sobre a própria vulnerabilidade e, assim, começa-se a entender a condição humana.

  • No ato de cuidar, pode-se escolher participar de um relacionamento de “poder sobre”, ignorando a vulnerabilidade e cometendo atos desumanos, ou de “poder com”, reconhecendo a vulnerabilidade da família e a do profissional, realizando um cuidado autêntico.

  • A autenticidade advém de um relacionamento em que a posição do poder é igual e cria coalizões em vez de hierarquia (DANIEL, 1998).

  • A experiência de vulnerabilidade não traz apenas consequências negativas à família, pois pode tornar-se uma força positiva que impulsiona esse grupo social na busca do resgate de sua autonomia, ameaçada pela condição existencial humana e pela interação com a equipe (PETTENGILL; ANGELO, 2005).

    Rolland (2001) enfatiza que para uma melhor compreensão das reações emocionais da família, torna-se importante considerar o nível de ajustamento psicológico dos pais anteriormente à doença. Clique nos números para acessar o conteúdo: