Estruturas anatômicas da mandíbula

Radiografias periapicais de incisivos

Observe na imagem abaixo como cada estrutura anatômica apresenta-se radiograficamente. Clique na numeração correspondente a cada estrutura demarcada na imagem e confira.

Fossa mentoniana

Localizada na região vestibular da mandíbula, estende-se lateralmente como uma depressão a partir da linha média e acima da protuberância mentoniana. Deve ser tomado cuidado com a imagem radiográfica gerada pela redução da espessura óssea da região, uma vez que a radiolucidez pode ser confundida com lesão periapical nos dentes incisivos inferiores.

Protuberância mentoniana

Proeminência que se estende bilateralmente da região de pré-molares até a sínfise (para frente e para cima da linha média), assumindo característica radiopaca e formato triangular.

Tubérculos genianos

São as projeções ósseas observadas na linha média, na superfície lingual e ligeiramente acima da borda inferior da mandíbula. Em radiografias periapicais essas projeções são frequentemente observadas como uma radiopacidade em torno de 3 a 4 mm de diâmetro. Já em radiografias oclusais de mandíbula podem ser observadas como pequenas projeções.

Forame lingual

De minúsculo tamanho, é observado no centro do tubérculo geniano de forma radiolúcida e arredondada.