Abordagem odontológica

Manifestações bucais

A literatura relata a ocorrência de diversas alterações nos tecidos duros e nos tecidos moles da cavidade bucal em adultos e crianças com DRC. Algumas manifestações estão associadas à própria doença; outras, às medicações utilizadas (RUOSPO et al., 2014; PROCTOR et al., 2005). Clique nos itens abaixo e leia acerca de algumas destas alterações.

Alterações de tecido mole

Entre as alterações de tecido mole, destacamos a palidez da mucosa oral, petéquias e equimoses, e a estomatite urêmica (KHO et al., 1999). A estomatite urêmica é uma condição dolorosa e debilitante rara, causada provavelmente pelo acúmulo de substâncias nitrogenadas no sangue e que pode ocorrer nos estágios avançados da DRC. A presença de sangramento gengival, infecções e supressão imunológica podem ser fatores coadjuvantes no desenvolvimento dessa estomatite. Pode apresentar-se como lesão ulcerada, hemorrágica, recoberta por pseudomembrana ou até mesmo hiperqueratótica (SUDARSHAN et al., 2012).

Alterações do metabolismo

Por sua vez, alterações do metabolismo do cálcio e a ocorrência de hiperparatiroidismo nos pacientes com DRC podem levar a anormalidades ósseas e dentárias, como desmineralização óssea, hipoplasia de esmalte, calcificação e estreitamento pulpar, além de atrasos na erupção dentária.

Alterações no paladar

Mudanças no paladar, diminuição do fluxo salivar com sensação de boca seca, além de hálito urêmico são queixas comuns (RUOSPO et al., 2014; PROCTOR et al., 2005).