Há a total rotura da parede uterina. É uma urgência obstétrica.
É uma complicação muito grave em obstetrícia, sendo uma importante causa de morbimortalidade materna. A rotura uterina pode ocorrer no pré-parto, intraparto e pós-parto. O trauma abdominal é uma importante causa de rotura uterina pré-parto, podendo ser um achado intra-operatório de uma cesárea eletiva.
Acompanhe informações sobre a classificação, clínica e condutas da rotura uterina, clicando nos botões.
Completa
Clínica
Incompleta
Conduta
Completa
Há a total rotura da parede uterina. É uma urgência obstétrica.
Incompleta
O peritôneo parietal permanece intacto. Geralmente não é complicada e pode permanecer assintomática após um parto vaginal.
Clínica
Deterioração do padrão dos batimentos cardíacos fetais;
Gestante queixa de dor aguda, de forte intensidade;
Sangramento vaginal;
Parada das contrações;
Subida da apresentação ao toque vaginal;
Partes fetais palpáveis facilmente no abdome materno;
Taquicardia importante e hipotensão grave
Conduta
O tratamento cirúrgico com remoção imediata ao Hospital de Referência.
Atenção!
O principal fator de risco para rotura é a presença de cicatriz uterina, sendo o antecedente de cesariana a principal delas.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed. rev. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. 318 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 302 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).