Deciência de ferro;
Anemia na gestação, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como nível de hemoglobina (Hb) abaixo de 11g/dL. Adotando esse critério, até 50% das mulheres grávidas são consideradas anêmicas. As principais causas de anemia na gestação são:
Deficiência de ferro;
Deficiência de ácido fólico;
Deficiência de vitamina B12;
Hemoglobinopatias (anemia falciforme, talassemias);
Perda sanguínea crônica (sangramentos gastroinstestinais ocultos);
A Deficiência de ferro é a principal causa de anemia na gestação; Os depósitos de ferro são reduzidos durante a gravidez em decorrência de uma maior demanda para suprir o aumento da hemoglobina circulante e o desenvolvimento fetal.
Em relação à profilaxia deve-se prescrever suplementação de sulfato ferroso (40mg de ferro elementar/dia) e ácido fólico (5mg/dia) para profilaxia da anemia a todas as gestantes.
1
Deciência de ferro;
2
Deciência de ácido fólico;
3
Deciência de vitamina B12;
4
Hemoglobinopatias (anemia falciforme, talassemias);
5
Perda sanguínea crônica (sangramentos gastroinstestinais ocultos);
6
A deciência de ferro é a principal causa de anemia na gestação;
Os depósitos de ferro são reduzidos durante a gravidez em decorrência de uma maior demanda para suprir o aumento da hemoglobina circulante e o desenvolvimento fetal.
Atenção
O exame de toque nunca deve ser realizado na suspeita de inserção baixa de placenta, até que se tenha conhecimento da exata localização placentária.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed. rev. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. 318 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 302 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Suplementação de Ferro: manual de condutas gerais\ Ministério da Saúde. 2013. Disponível no link: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/manual_ferro2013.pdf. Acesso em: 10/03/14.
OMS. Diretriz: Suplementação diária de ferro e ácido fólico em gestantes. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2013. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/77770/9/9789248501999_por.pdf. Acesso em: 10/03/14.