A conduta clínica visa o tratamento das convulsões, da hipertensão e dos distúrbios hidroeletrolíticos, além de cuidados e controles gerais.
A ocorrência de convulsões em mulheres com pré-eclâmpsia caracteriza o quadro de eclampsia. Devem ser encaminhadas para pronto socorro da maternidade de referência para alto risco.
Suspender sulfato de magnésio nas seguintes situações: Frequência respiratória menor que 16 ipm, reflexos patelares abolidos e diurese diminuída (menor do que 100 ml nas 4 horas precedentes).
Conduta clinica
A conduta clínica visa o tratamento das convulsões, da hipertensão e dos distúrbios hidroeletrolíticos, além de cuidados e controles gerais.
Cuidados gerais
Terapia anticonvulsivante;
Tratamento da hipertensão aguda;
Definir via de parto.
Outros cuidados gerais
Manter o ambiente tranquilo, o mais silencioso possível;
Decúbito elevado a 30º e face lateralizada;
Cateter nasal com oxigênio (5l/min);
Punção de veia central ou periférica calibrosa;
Cateter vesical contínuo.
Terapia anticonvulsivante
O sulfato de magnésio é a droga de escolha e pode ser utilizado durante o trabalho de parto, parto e puerpério, devendo ser mantido por 24 horas após o parto se iniciado antes do mesmo. Quando iniciado no puerpério, deve ser mantido por 24 horas após a primeira dose.
É indicado para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia.
Sulfato de magnésio
Dose do sulfato de magnésio:
Dose de ataque 4,0g (8,0ml de sulfato de magnésio a 50% com 12,0ml de água bidestilada) em infusão endovenosa lenta (aproximadamente 15 minutos) ou 5,0g (10ml de sulfato de magnésio a 50%) intramuscular em cada nádega;
Dose de manutenção: 1,0g/hora (10ml de sulfato de magnésio a 50% com 490ml de solução glicosada a 5% a 100ml/hora em bomba de infusão) ou 2,0g/hora (20ml de sulfato de magnésio a 50% com 480. ml de solução glicosada a 5% a 100ml/hora em bomba de infusão) ou 5,0g (10ml de sulfato de magnésio a 50%) intramuscular de 4:4 horas.
Antídoto
Gluconato de cálcio a 10%.
Atenção
Tenha sempre à mão uma ampola de 10ml de gluconato de cálcio a 10%, para aplicação imediata no caso de eventual parada respiratória.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 302 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).