Cuidados com a saúde do bebê

Com relação à higienização do bebê, reforce todos os cuidados para que o bebê não tenha infecções. Enfatize a importância da lavagem das mãos antes de manipular o RN. Clique em cada uma das imagens abaixo e considere algumas orientações.

Limpeza da cavidade bucal: é normalmente iniciada antes da erupção dental. Usar um tecido limpo ou gaze embebida em água filtrada ou soro para esfregar a gengiva. Orientar a mãe a procurar o dentista para realizar a consulta odontológica.

Limpeza da região anal e perianal: deve ser feita a cada troca de fraldas com água morna e algodão para evitar lesões na pele. Nas meninas, a higiene da região anal e perianal deve ser feita no sentido da vulva para o ânus.

Higienização do coto umbilical: a mãe deve realizar higiene diária com álcool a 70% (é interessante a equipe disponibilizá-lo). Não utilizar faixas ou outros produtos no coto umbilical, mantendo-o sempre limpo e seco. Oriente a mãe em relação ao uso de receitas caseiras para curar o umbigo do RN, porém respeitando os hábitos e costumes culturais da mãe.

Banho diário: usar sabonete neutro sem perfume e não usar talco; ferver a água do banho se esta não for tratada; evitar uso de perfumes e hidratantes, pois a pele da criança ainda é muito fina e sensível (BRASIL, 2012; BRASIL, 2013).

Atente para outras situações no trato do recém nascido clicando nos números abaixo:

Banho de sol: é importante para o crescimento do RN, porque ativa a produção de vitamina D, necessária para facilitar a absorção do cálcio presente na alimentação. Prefira o sol do começo da manhã, até as 9h, ou o do fim da tarde, por volta das 16h, que são mais fracos. O tempo de exposição deve ser de 15 a 30 minutos.

Quanto maior a área do corpo do bebê exposta ao sol, melhor para a absorção de vitamina, por isso é recomendado que a criança fique despida ou somente de fralda. Não se recomenda o uso de protetor solar nos primeiros 6 meses, pois a composição química pode irritar a pele ainda muito sensível (SÃO PAULO, 2010).