Uso de método anticoncepcional
Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais no pós-parto devem-se considerar o tempo de pós-parto, o padrão da amamentação, o retorno ou não da menstruação e os possíveis efeitos dos anticoncepcionais hormonais sobre a lactação e o lactente. A escolha do método deve ser sempre personalizada. Clique nas imagens abaixo para acessar algumas orientações sobre o uso de métodos anticoncepcionais:
DIU
Pode ser inserido imediatamente após o parto, ou a partir de 4 semanas pós parto. Está contraindicado para os casos que cursaram com infecção puerperal, até 3 meses após a cura.
Anticoncepcional hormonal oral só de progesterona (Minipílula)
É permitido uso em mulheres que estão amamentando. Seu uso pode ser iniciado 6 semanas pós-parto.
Anticoncepcional injetável trimestral
Anticoncepcional injetável trimestral(acetato de medroxiprogesterona, 150mg/ml) tem alta eficácia e pode ser utilizado pela mulher que está amamentando.
Métodos comportamentais
Tabelinha, muco cervical, entre outros – Indicados somente após a regularização do ciclo menstrual. Prescrito em situações de condições patológicas da mulher que contraindica parcialmente nova gestação (HAS, diabetes e outras).
Preservativo masculino ou feminino
Boa eficácia contraceptiva, confere proteção contra as doenças de transmissão sexual. Deve ser sempre incentivado.
Anticoncepcional hormonal oral combinado e Injetável mensal-> não devem ser utilizados nas puérperas -> interferem na qualidade e quantidade do leite materno.