Aspectos anatômicos e fisiológicos do útero

Abaixo você acompanha e relembra os aspectos anatômicos e fisiológicos do útero. Clique nos botões.

Junção escamocolunar
Endocérvice
Ectocérvice

No encontro dos epitélios da endocérvice e da ectocérvice há a junção escamocolunar (JEC). Esta linha pode estar situada tanto na ecto como na endocérvice, dependendo da situação hormonal da mulher. No período da menacme, geralmente, a JEC situa-se no nível do orifício externo ou para fora desse, ectopia ou eversão. Nessa situação, o epitélio colunar fica em contato com um ambiente vaginal ácido, hostil a essas células. Assim, células subcilíndricas, de reserva, bipotenciais, por meio de metaplasia, se transformam em células mais adaptadas, escamosas, dando origem a um novo epitélio, situado entre os epitélios originais, que é chamado de terceira mucosa ou zona de transformação. Na infância e no período pós-menopausa, geralmente, a JEC situa-se dentro do canal cervical.

O colo do útero apresenta uma parte interna, que constitui o chamado canal cervical ou endocérvice, que é revestido por uma camada única de células cilíndricas produtoras de muco, epitélio colunar simples.

A parte externa, que mantém contato com a vagina, é chamada de ectocérvice e é revestida por um tecido de várias camadas de células planas, epitélio escamoso e estratificado.