Rede de Atenção Psicossocial

Atenção Psicossocial Estratégica

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e suas modalidades compõem a Atenção Psicossocial Estratégica. Clique nos botões abaixo para ler sobre o Caps, seus usuários e a sua equipe.

O Caps é um serviço de referência para casos graves, que necessitem de cuidados mais intensivos, e/ou de reinserção psicossocial, e ultrapassem as possibilidades de intervenção conjunta das equipes de Nasf e SF (BRASIL, 2010).

Pessoas que buscam o Caps por demanda espontânea devem ser acolhidas e avaliadas pela equipe, e os casos que não tiverem necessidade de acompanhamento nesse serviço devem ser redirecionados para as ESF de referência, preferencialmente por meio de contato telefônico do profissional do Caps com o profissional da UBS ou do Nasf (BRASIL, 2014).

O Caps é constituído por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo (BRASIL, 2011).

Os usuários egressos de internação psiquiátrica também podem ser atendidos diretamente pelo Caps, visando reinserção psicossocial e organização do retorno da pessoa para tratamento no plano comunitário. Os casos de usuários acompanhados pelo Caps que, após estabilização, receberem alta do serviço também podem ser discutidos entre Caps, ESF e Nasf, em vez de serem encaminhados diretamente para as ESF.

Clique aqui e visualize como os Centros de Atenção Psicossocial são organizados pelo Ministério da Saúde de acordo com sua modalidade.