Regulamentação da Saúde e a ênfase nas Redes de Atenção à Saúde
Clique nos botões abaixo e veja os dispositivos e outros aspectos para os serviços de saúde segundo a Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2004).
Referência e apoio matricial
Adequar o ambiente à cultura local, respeitando a privacidade e promovendo a ambiência acolhedora e confortável.
Oferecer acolhimento com resolutividade, sem preconceitos (racial, sexual, religioso, de origem, entre outros).
Participação efetiva do sujeito e de seu coletivo no processo e produção da saúde, bem como da equipe multiprofissional.
Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde.
Os grupos de trabalho de humanização constituem-se por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações entre usuários e profissionais.
Compreender situações no cotidiano dos processos de trabalho para propor ações de mudança.
Todo usuário saberá quem são os profissionais envolvidos nas ações voltadas para promoção da sua saúde, com suporte de outras equipes profissionais, quando necessário.
É válido ressaltar que o acolhimento é um importante dispositivo a ser utilizado no processo de organização da APS como modo de viabilizar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Por acolhimento, entendemos:
“Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas preocupações e angústias e, ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e articulação com outros serviços de saúde para a continuidade da assistência” (BRASIL, 2004).